sexta-feira, 17 de março de 2017

Como estudar para concursos na área de Serviço Social?



A maioria das pessoas que estudam para concurso cometem os principais erros:

1) menosprezar o edital;
2) menosprezar a resolução de questão;
3) ler de tudo achando que isso é o correto nos estudos.


Porque isso estaria errado?
1) Ora, o edital, em primeiro lugar é o primeiro ponto de partida de um concurseiro/a... ler ele, ao meu ver, mostra quem quer ou não passar em um concurso. É importante conhecer as etapas da banca, os conteúdos, os prazos... eu sei logo quando alguém vai passar, quando a pessoa tem preguiça de ler o edital... se está com preguiça de ler o edital, imagina a prova, não é mesmo? Pois vos digo, é tarefa fundamental, pessoal. Com eles, vocês montam o planejamento de vocês.

2) Pessoas que, em sua maioria, não resolvem questões não passam em concursos. A questão é fundamental, com ela você exercita seu aprendizado e ela ainda garante 50% do seu aprendizado, pois se você acerta, você guarda a informação, e se você erra, você procura saber onde errou. Dificilmente se você erra uma questão e busca saber o porque errará novamente esse tipo de temática se cair novamente. Façam o teste!!! Estudar para concurso não é só estudar coisas aleatórias, mas estudar as coisas com LÓGICA, e isso a questão traz para você. Mas também depende do candidato/a apreender isso. Nada é de graça.

3) Ler de tudo é saber de tudo? Ler mil livros, mil artigos, mil coisas não vai te fazer passar num concurso. Obviamente não estou dizendo para vocês não lerem, VOCÊS PRECISAM LER, agora ler de FORMA DIRECIONADA. É por isso que conheço pessoas que estudam há anos e não passam em concurso, e outras que estudam cinco meses e passam. Ler de forma direcionada é ler o que INTERESSA. Existe inúmeras bibliografias de serviço social, vc precisa ler tudo? NÃO! Você precisa ler o ESSENCIAL. Ou seja, ler de forma direcionada, com FOCO. A dispersão na leitura é um erro muito COMETIDO... vejo inclusive "professores" que passam horrores de leituras e possuem um grande arcabouço teórico, mas NÃO DIRECIONAM, assim o candidato/a perde é tempo... infelizmente.

Selecionei aqui algumas leituras que considero básica. A partir disso, você pode montar seu planejamento. Eu por exemplo, tenho MUITA FACILIDADE em fundamentos e POLÍTICA SOCIAL, mas fragilidade em lei SECA, logo?

Percebem a clivagem que cada pessoa possui? Nós conhecemos nossas fragilidades e nossas potencialidades. Coloquem no papel isso e se preparem para alçar voos.

Acesse nosso drive: 
https://drive.google.com/ssconcursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário