domingo, 1 de maio de 2016

CRAS X CREAS: qual a diferença?

CRAS - Centro de Referência de Assistência Social

O CRAS é uma unidade Pública Estatal de Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social(SUAS). Busca prevenir a ocorrência de situações de riscos sociais através do desenvolvimento das capacidades dos atendidos, fortalecendo os vínculos familiares e sociais, aumentando o acesso aos direitos da cidadania. É uma unidade pública de referência para o desenvolvimento de todos os serviços socioassistenciais de Proteção Básica do SUAS.
O CRAS atende programas de transferência de renda: Bolsa Família, Renda Cidadã, Benefício de Prestação Continuada(BPC), Programa de Capacitação para o Trabalho.
SERVIÇOS:
a) Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF);
b) Convivência e Fortalecimento de Vínculos;
c) Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

CREAS - Centro de Referência Especializada de Assistência Social

O CREAS é uma Unidade Pública Estatal, faz parte da Proteção Social Especial do Sistema Único de Assistência Social(SUAS), oferecendo apoio e orientação especializados a indivíduos e famílias vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaça, maus tratos e discriminações sociais.
O trabalho do CREAS baseia-se em:
  • Acolher vítimas de violência;
  • Acompanhar e reduzir a ocorrência de riscos, seu agravamento ou recorrência;
  • Desenvolver ações para diminuir o desrespeito aos direitos humanos e sociais.

A Proteção Social Especial deve garantir o acolhimento e desenvolver atenções socioassistenciais a famílias e indivíduos, para possibilitar a reconstrução de vínculos sociais e conquistar o maior grau de independência individual e social. Deve ainda, defender a dignidade e os direitos humanos e acompanhar a ocorrência dos riscos e do seu agravamento. Este campo de proteção na assistência social trabalha com situações pessoais e familiares com ocorrência de agressões que necessitam de atenção especializada.
Os Serviços de Proteção Social Especial devem ser oferecidos de forma continuada a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violações físicas e psíquicas, discriminações sociais e violação aos direitos humanos e sociais.
O CREAS é composto por 5 serviços:
a)Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI);
b)Serviço Especializado em Abordagem Social;
c)Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC);
d)Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias;
e)e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

Qual a diferença entre o CRAS e o CREAS?

O CRAS busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam. O CREAS trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminiações sociais.
Todas as equipes do CREAS contam com orientação jurídica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário