sexta-feira, 12 de junho de 2015

A profissão Serviço Social / Assistente Social

ASSISTENTE SOCIAL / SERVIÇO SOCIAL





O curso Serviço Social é um do cursos mais procurados na atualidade. O curso de bacharelado forma o assistente social. Essa profissão tem um amplo mercado de trabalho, que trata-se principalmente nas políticas sociais. Assim, podemos afirmar que o Assistente Social faz o planejamento, a execução e avaliação de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e a integração do indivíduo na sociedade.

O objeto e trabalho são as expressões da "questão social", e assim, lida com questões como exclusão social, de pobreza e vulnerabilidade social, nos direitos de crianças e adolescentes, mulheres, idosos, pessoas com deficiência, na inclusão e garantia de direitos como a habitação, saúde, assistência social, educação e previdência. 

Assim, nota-se que se trata de uma profissão que lida basicamente com vidas e com os direitos, exigindo assim um postura ética e que se coloque do lado das minorias e dos usuários das políticas públicas, informando a este que se trata na verdade de direitos e não favor.

Historicamente a profissão está ligada ao assistencialismo e a caridade, mas isso é na verdade hoje algo que está longe da atuação profissional dessa área. SERVIÇO SOCIAL NÃO É CARIDADE E NEM AJUDA!

Conforme a lei 8.662/93 (veja mais neste link: Código de Ética e Lei de Regulamentação), que regulamenta o exercício profissional, algumas atribuições privativas da profissão é:

I - coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;
II - planejar, organizar e administrar programas e projetos em Unidade de Serviço Social;
III - assessoria e consultoria e órgãos da Administração Pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social; IV - realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social.

É importante ressaltar que desde 2010, a duração da carga horária semanal do Assistente Social é de 30 horas.

Mercado de Trabalho

O forte do mercado continua sendo o setor público, em que as vagas costumam ser preenchidas por concurso. As oportunidades estão nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social e no INSS, mas também em hospitais, unidades básicas de saúde e ambulatórios especializados, assim como os RH (Recursos Humanos) de empresas públicas e privadas. Programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), ampliam o campo de trabalho para além das grandes cidades. ONGs e fundações também contratam o assistente social. O profissional também atua na assessoria e consultoria no tocante a programas socias, assim como pode atuar no magistério na área de Serviço Social.

O curso

Todo o conteúdo é voltado para dar base ao aluno para que compreenda e analise a realidade social numa perspectiva histórica, crítica e propositiva. A grade curricular inclui bastante sociologia, teoria política, filosofa, economia política, antropologia, psicologia social (disciplinas básicas das ciências humanas).

No tocante as disciplinas específicas da áreas, existem introdução à política social, assim como sobre as políticas sociais específicas, fundamentos históricos e teóricos-metodológicos do Serviço Social (I, II, III, ou até o IV módulo), administração e planejamento em Serviço Social, direitos humanos, ética e outras.

Para concluir o curso, é necessário estágio supervisionado obrigatório em campo, acompanhado por professor (docente) e um supervisor de campo (Assistente Social), ao todo somam mais de 450 horas em média. 

Duração média: 4 anos (cerca de 3 mil horas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário